segunda-feira, 2 de março de 2009

Pronomes Possessivos

Os pronomes possessivos indicam ideia de posse em relação à pessoa que fala, à pessoa com quem se fala e a pessoa de quem se fala. Em outras palavras os pronomes possessivos indicam que as três pessoas gramaticais, (1ª, 2ª e 3ª), possuem alguma coisa.
Os pronomes possessivos podem ser adjetivos ou substantivos.

São adjetivos quando acompanham um substantivo.
Ex: Essa é a minha casa. Minha: pronome possessivo adjetivo; casa: substantivo.
Aqui estão nossos colegas. Nossos: pronome possessivo adjetivo; colegas: substantivo.

São pronomes substantivos quando vêm sozinhos na frase.
Ex: Meu livro está aqui. Onde está o seu? Meu e seu: pronomes possessivos substantivos.

Obs:
1- Quando estão se referindo a pronomes de tratamento, os pronomes possessivos ficam sempre na 3ª pessoa. Ex:
Vossa Exelência lerá sua mensagem hoje a tarde.

2- Os possessivos podem indicar aproximação numérica e não posse, em frases como estas.
Ela deve ter seus 40 anos. Neste caso, a frase significa: "Ela deve ter 40 anos aproximadamente."

3- Atenção com a forma seu, muito usada para acompanhando nome de pessoa: Seu João, Seu Pedro, etc. Neste caso o seu não tem valor de pronome possessivo, pois é apenas uma alteração fonética de senhor. É como se disséssemos Senhor João, Senhor Pedro.

Cuidado com a confusão!
Às vezes, o uso do possessivo da 3ª pessoa (seu, sua, seus, suas) pode deixar a frase com duplo sentido. Veja o exemplo.
Maria disse que encontrou Pedro em sua casa.
Nesta frase casa pode referir-se tanto a casa de Maria, quanto a casa de Pedro. Para evitar este problema devemos reescrever a frase das seguintes formas:
Maria encontrou Pedro na casa dele.
ou
Maria encontrou Pedro na casa dela.

pessoa do discurso pronome possessivo
1ª pessoa singular meu, minha, meus, minhas.
2ª pessoa singular teu, tua, teus, tuas.
3ª pessoa singular seu, sua, seus, suas.
1ª pessoa plural nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª pessoa plural vosso, vossa, vossos, vossas.
3ª pessoa plural seu, sua, seus, suas.
Exercícios:
1- Complete as frases com os pronomes possessivos conforme este exemplo:
Eu fiz..............lição; você fez........... - Eu fiz a minha lição; você fez a sua;
a) Ele completou............coleção de selos; eu não completiei a..............
b) Ele achou...........livro de matemática; eu não achei....................
c) Ele arrumou...............armário; você não arrumou......................
d) Nós organizamos................exposição; tu não organizaste a.........................
e) Fiz.....................deveres; você também fez.............?
f) Carlos perdeu................caneta;mas eu não perdi.................
g) Cumpri........................obrigações. Você já cumpriu................?
h) Eles acabaram............pesquisa; nós não acabamos as..............
2- Assinale os pronomes possessivos usados nas frases e classifique-os em pronome substantivo ou pronome adjetivo.
a) Gostaria que você conhecesse meus pais.
b) Já fiz meu trabalho. Você fez o seu?
c) Dobre sua camiseta e guarde-a na mochila.
d) Vamos visitar nossos parentes no interior.
e) Procure seu irmão e dê-lhe meu recado.
f) Minha pesquisa não está tão boa quanto a sua.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ter as respostas dos exercícios propostos !!! vlw

    ResponderExcluir
  3. CADE O GABARITO??
    SERA Q VC PODERIA POSTAR O GABARITO DAS QUESTOES, DESDE JA OBRIGADA
    BJUS

    ResponderExcluir
  4. brigado me ajudou no trabalho de port

    ResponderExcluir
  5. Nossa é muito fácil, não precisa de gabarito

    ResponderExcluir
  6. é fácil, mas podia ter um gabarito só para corrigir os erros ou tirar duvidas..se puderem colocar um gabarito, vai ser melhor pras pessoas...OBRIGADA (adorei os exercicios!)

    ResponderExcluir
  7. Olá gostei bastante dos exercícos e da proposta do blog. Gostaria de obter as respostas dos exercícios. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Ai vai o gabarito pessoal:
    1-
    a) sua; minha.
    b) seu, meu.
    c) seu; seu.
    d) nossa;sua.
    e) meus; seus.
    f) sua; a minha.
    g) minhas; suas.
    h) suas; nossas.
    2 -
    a) meus: adjetivos.
    b) meu: adjetivo; seu: substantivo.
    c) sua: adjetivo.
    d) nossos: adjetivos.
    e) seu e meu: adjetivos.
    f) minha: adjetivo; sua: substantivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, me ajudou muito (:

      Excluir
    2. obrigado também de ajudou muito da prova de amanhã, mas eu queria um pouco resumido.beijos

      Excluir
    3. tem erros nas questões! tanto de concordância como nas próprias regras de pronomes pessoais !

      Excluir
    4. Obrigada. Parabéns pela a iniciativa de ajudar outras pessoas

      Excluir
  9. Não tem mais exercícios?

    ResponderExcluir
  10. Por que você classificou o Pronome Meu como pronome possessivo substantivo no exemplo:Meu livro está aqui.não seria pronome possessivo adjetivo,visto que livro é um substantivo?

    ResponderExcluir
  11. William obr. pela sua resposta!!!
    vc salvou a minha vida...
    eu precisava pra dar aula!!
    mas valeu!
    Abraços....

    ResponderExcluir
  12. professor por que o sinhor nao coloca augumas tabelas de pronomes pessoais possessivos e pronomes de tratamento sò pra ajudar

    ResponderExcluir
  13. vinny gostei do exercicio!espero que tenha outros!valeu!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelos exercícios. Foram de grande serventia para mim.

    ResponderExcluir
  15. olha o site é bom mas não me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom,poderia passar mais exercicos! e cm gabarito no fim

    ResponderExcluir
  17. que ruim meu deus hahaha

    ResponderExcluir
  18. kkkkkk
    iritante
    alguns erros na confecção da tarefa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir